Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Como criar sua associação, moto clube, ONG, e outros grupos sem fins lucrativos

Este mini blog dá dicas para quem quer fundar e registrar um grupo de dança, coral, moto clube associação comunitaria, ONG e outros que sejam sem fins financeiros.
Caso queira conversar comigo a procura de outras informações ou para fazer as carteirinhas de seu grupo me procure através de meu Orkut: salazartecnico@gmail.com
 e se você for de Contagem, mg  e as primeiras reuniões forem não muito longe da sede ( centro ) terei prazer em dar mais dicas pessoalmente, deste que a entidade não tenha vinculos politicos partidarios.


Passos primeiros:
1 - Realizar pelo menos 3 reuniões para a elaboração, ideias das pessoas envolvidas para a elaboração do estatuto ( certidão de nascimento do grupo registrado em cartorio )com todos os relatos escritos em um livro de ATA com assinatura e nome completo de todos, compravel em qualquer papelaria.
Procurem bolar um nome a entidade que ainda não exista, para isto pesquise na Internet.
2 - Registrar em Cartorio o estatuto com as folhas do livro das atas escritas anteriormente.
3 - Através da receita Federal obter o registro do CNPJ ( CPF de grupos, ONGs, associações, empresas ), mas caso queira algo mais simples basta seguir os ex4mplos e dicas abaixo, que tambem serve para ONGs.

O estatuto e a entidade

A entidade sem fins lucrativos eu recomendo a ser criada como OSCIP ( ONG ) seja ela qual for, Motoclube, associação de bairro, grupo, coral ou banda musical, grupo esportista ou qualquer outro sem fins lucrativos. Veja mais detalhes em como criar uma OSCIP ( ONG ) em http://www.sebraemg.com.br/culturadacooperacao/oscip/13.htm ,  mas caso queira algo mais simples basta seguir os ex4mplos e dicas abaixo, que tambem serve para ONGs.

Um modelo de estatuto e Ata poderá ser obtido em: http://www.ecologiaonline.com/modelos-de-estatuto-e-ata-para-fundacao-de-ongs/
Cabe a vocês mudar o estatuto dentro dos objetivos do grupo, eu aconselho a colocar em obterção de recursos festas arrecadativas e outros, tambem radiodifusão comunitaria caso em um futuro muito distante alguem queira faze-lo.

O que se consegue com uma entidade registrada sem fins lucrativos?

São muitas as possibilidades.
Apos 2 anos de registro em cartorio e já com CNPJ poderá obter o reconhecimento como entidade publica municipal e estadual e atraves da prefeitura local, terreno para a construção da sede ( em determinados municipios ), verbas do municipio e do estado para projetos na sede quando já construida como cursos, palestras, campeonatos, através das empresas privadas obter patrocinios para diversas ações, propagandas, festas e muito mais.

O que é necessario para registrar uma ONG ou um grupo sem fins lucrativos.

1 - PESSOAS,
O MAIS DIFICIL são pessoas que queiram participar da diretoria e ajudar nas ações do grupo de forma voluntaria, é sempre esta a parte mais dificil e com arco e flecha que é um esporte menos praticado torna-se ainda mais dificil.
2- ATA
A Ata é um livro vendido em qualquer papelaria, é uma especie de diario contendo tudo o que acontece em todas as reuniões. Antes de registrar o estatuto ( certidão de nascimento da entidade ) é necessario já haver três registros de tres reuniões que houve contendo como foi idealizado o grupo.
3 - REGISTRO DE ESTATUTO
                               Registrar o grupo como ONG necessita de:
No minimo 6 pessoas para a diretoria, presidente, e vice, tesoureiro, secretario ( que sempre estará relatando na ATA o que é dito nas reuniões) ,um estatuto ( vide um modelo em:   http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/ongs_e_oscips/modelo_de_estatuto.html  ) e o registro deste em cartorio proprio ( em Contagem, MG é o cartorio Massote ).
No Estatuto deve conter o endereço da entidade, o mais comum é usarem o endereço da casa de algum dos participantes que tenha registro de seu imovel colocando como sede provissoria.
4 - REGISTRO DE CNPJ
É o CPF da pessoa juridica ( entidade, grupo, ONG, empresa, associação ), após já haver feito o registro do estatuto dá entrada no processo na receita federal.

Onde obter recursos para manter o grupo.
A principio logo após obter o registro em cartorio e o CNPJ:
* Festas.com divulgação e outros custeados por patrocinadores.
Após 2 anos de existencia e a obtenção dos registros de entidade publica municipal e estadual poderá obter terreno da prefeitura para construção da sede.
Obtenção de recursos financeiros junto a prefeitura ou o estado para:
* Cursos de arco e flecha, cursos de como fazer os arcos e as flechas.
* Campeonatos de arco e flecha.
* Materiais junto a fabricantes industriais podendo estes descontarem parte no imposto de renda.
* Doações de empresas.
Para se identificarem a estes diversos eu aconselho fazer uma carteirinha como esta abaixo:



Como divulgar a ONG ou o grupo

*A divulgação poderá ser feita pela Internet, grupos sociais, de discussão, Youtube, etc.
*Por panfletos assim como cartazes, feitos com dinheiro de patrocinadores quando o grupo já obter o CNPJ.
* Nas festas realizadas com o intuito de obter verba para manutenção da entidade.
* Contactando telejornais de esporte e outros para fazer reportagens sobre a entidade.
* Muitos outros meios.

3 comentários:

  1. os passos basicos dos registros são:
    _Em no minimo 3 dias diferentes escrever no livro de atas os detalhes da criação do grupo como escolha do nome, os fins e etc para escrever o estatuto.
    _ já com o livro de atas e o estatuto pronto registrar em cartorio proprio para isto.
    _ Com o estatuto e outros registrar o CNPJ na receita federal, para arrumar grandes patrocinadores para eventos e outros,
    _ Caso queiram maior apoio do governo estadual e municipal, com o CNPJ e estatuto registrados levar na camara de vereadores e assembleia legislativa e pedir a um vereador e deputado para obter o registro de pessoa publica municipal e estadual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e se não quiserem maior apoio do governo e/ou patrocinadores... É necessário CNPJ de qualquer forma?

      Excluir
  2. muito bom o artigo , me ajudou bastante obrigdo

    ResponderExcluir